Como ajustar minha cadeira de escritório?

16 de maio, 2023 | Ergonomia, Postura, Cadeira ergonômica


Altura do assento

O primeiro ajuste a ser feito na cadeira é a altura do assento. Para isso você terá que levar em consideração a altura dos cotovelos com eles a 90 a 100° e os antebraços paralelos ao chão.


Desta forma, os antebraços podem apoiar na mesa ou nos braços da cadeira de modo que a musculatura que sustenta os braços fiquem relaxadas.


Pronto, esta é a altura que deve estar a sua cadeira.

Pés apoiados

Ajustada a altura da cadeira conforme slide anterior, é preciso observar se os pés conseguem apoiar no chão ou não. Se sim, está ótimo! Se não, um apoio para os pés será necessário.


Não deixar os pés sem apoio com as pernas penduradas, nem usar os rodízios da cadeira como apoio. Isso vai prejudicar a circulação sanguínea dos membros inferiores.


Altura do encosto

A altura do encosto deve ser ajustada de forma que a coluna lombar fique apoiada no encosto da cadeira, mantendo as curvaturas normais da coluna. Caso o encosto não tenha este apoio lombar, é possível usar um apoio lombar acoplado à cadeira.


Sente sempre com a coluna ereta, nunca sobre o osso sacro (escorregando o corpo na cadeira).



Inclinação do encosto

O ângulo entre coluna e coxas deve estar entre 90 a 110° e sempre com a coluna lombar apoiada conforme vimos no slide anterior.


Desta forma há uma redução da sobrecarga nos discos intervertebrais.



Altura dos braços da cadeira

Se a cadeira tiver braços reguláveis, a primeira opção é baixar os braços da cadeira de modo que eles entrem sob a mesa e os antebraços apoiem na mesa. A segunda opção é deixar a altura dos braços da cadeira na mesma altura do tampo da mesa, e apoiar os antebraços nos braços da cadeira.


Entre estas duas opções deve-se levar em consideração a profundidade da mesa, se há ou não espaço para os antebraços.


No caso das cadeiras sem braços, a primeira opção é apoiar os antebraços na mesa, e, a segunda opção é acoplar um apoio de antebraços à mesa.


Outras considerações em relação à cadeira


Por mais ergonômica que seja sua cadeira e por mais que você consiga manter uma boa postura, as pausas sempre serão indicadas para evitar a fadiga muscular. Portanto, a alternância de postura e as micro-pausas são fundamentais para garantir um trabalho confortável e eficiente.